Português Español

A tradição de Corpus Christi

Image title

Data simbólica do calendário católico, o Corpus Christi – este ano celebrado no dia 20 de junho - é tradicionalmente comemorado com muitas cores e manifestações de fé no centro histórico da Capital.


Um dos grandes marcos da celebração são os tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais, cuidadosamente confeccionados pelos fiéis sobre as ruas que integram o trajeto da procissão de Corpus Christi.


Entre as ruas que serão fechadas para a passagem do cortejo, estão Tenente Silveira, Deodoro, Conselheiro Mafra, João Pinto, Nunes Machado, Hercílio Luz e Fernando Machado. Por isso, fique atento ao se deslocar pela região e dê preferência para o uso do transporte coletivo.


História

O nome Corpus Christi, celebrado pela Igreja Católica na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, vem do latim e significa Corpo de Cristo. A tradição teve origem em 1243, na Bélgica, mas se tornou uma grande procissão de ação de graças na época barroca. Uma curiosidade que poucos sabem é que os tapetes que decoram as ruas são uma criação brasileira, surgida em Outro Preto (MG).