Português Español

Nos passos da fé


Image title

Florianópolis se prepara para mais uma celebração de fé e devoção ao Senhor Jesus dos Passos. Nos dias 06 e 07 de abril, uma multidão de fiéis se reunirá no Centro da Capital para participar da 253ª Procissão do Senhor dos Passos – agora, oficialmente, um Patrimônio Cultural do Brasil.


Este ano, com as obras de revitalização do Largo da Alfândega, o cortejo passará pela rua Conselheiro Mafra, trajeto original até a década de 1970, quando parte da Baía Sul foi aterrada.


A tradição começou em 1766, dois anos depois de uma embarcação com destino à cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos.


A vinda da escultura que retrata o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção. Depois de pelo menos três tentativas frustradas de levar a imagem ao destino final, a interpretação foi de que a vontade divina era de que a imagem permanecesse em Florianópolis.


Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina, com número crescente de participantes ano após ano - em 2018, mais de 70 mil fiéis participaram dos dois dias do evento.


Como chegar: utilize as linhas que tem como destino final o TICEN. Do terminal, dirija-se a pé aos pontos de concentração da procissão: a Capela Menino Deus no sábado (06); a Catedral Metropolitana de Florianópolis no domingo (07). Pesquise as opções de linhas indicadas para sua rota no aplicativo Floripanoponto.