Português Español

Biometria bloqueia 3.260 cartões por uso indevido em Mogi das Cruzes

 Toda frota conta com o sistema desde os primeiros dias de implantação


 Implantado há um ano, o sistema de reconhecimento facial nos ônibus de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, já bloqueou 3.260 cartões de gratuidade ou desconto de tarifa por uso indevido. O levantamento é da CS Brasil, empresa do Grupo JSL – Júlio Simões, que presta serviços de transporte coletivo na cidade.

Image title

 O sistema realiza identificação facial do passageiro por meio de câmeras instaladas na região da catraca do ônibus. Quando os passageiros aproximam o cartão SIM – Sistema Integrado Mogiano, para passarem pela roleta, são tiradas fotos que depois são encaminhadas para um banco dados da bilhetagem eletrônica. Se houver irregularidades, o cartão é bloqueado até o esclarecimento por parte do beneficiário.

Atualmente, em torno de 35% do total de cartões emitidos pela Mogi Passes são correspondentes à gratuidade total, como para idosos e pessoas com deficiência, ou à redução na tarifa, como para estudantes, que pagam R$ 1,60.  A tarifa integral é de R$ 3,80. De acordo com o gerente geral de Transporte de Pessoas da CS Brasil, Rodrigo Silva, os 142 ônibus da empresa já contam com o sistema desde o início.

Para realizar o cadastramento de cartão com reconhecimento facial, o usuário deve comparecer no PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), na Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. Maiores de 65 anos devem levar RG e comprovante de residência. Já pessoas com deficiência precisam de laudo médico comprovando a necessidade do benefício, além de RG e comprovante de residência. No caso do cartão escolar, o cadastro ocorre nas lojas da Mogi Passes no Terminal Central e Terminal Estudantes mediante preenchimento de ficha de cadastro validada pela instituição de ensino, RG e comprovante de residência.


De: Adamo Bazani


______________________________________________________________________________________________

Dúvidas ou sugestões?


Image titleO cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: www.consorciofenix.com.br/horarios. Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página www.consorciofenix.com.br/contato ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!