Português English

Cadastro com foto para biometria facial começará em julho no DF

A biometria facial já está sendo testada no Transporte Público do DF. O objetivo é fiscalizar o uso dos cartões do DFTrans, evitando fraudes. A Viação Pioneira foi a primeira a implantar os primeiros equipamentos na linha 110, que vai da rodoviária do Plano Piloto e a UnB.


De acordo com a Secretaria de Mobilidade do DF, a previsão é de que estudantes tenham que atualizar suas fotos, que vão ser usadas para o sistema, a partir de julho. O aparelho é fixado na catraca do ônibus e fotografa o rosto do passageiro no momento em que ele apresenta o cartão para liberar a entrada. Posteriormente, os dados são analisados na central do DFtrans, e o cartão que não estiver sendo usado pelo proprietário legítimo será bloqueado imediatamente.


Ainda de acordo com a Secretaria de Mobilidade, a atualização da foto será feita progressivamente. Ainda não há definição de quais categorias de usuários serão convocadas primeiramente. A implementação do novo modelo de monitoramento foi anunciada pelo governo em fevereiro deste ano. A previsão é de que todos os ônibus do DF recebam os equipamentos até setembro.


A medida compõe o modelo de Bilhete único que também deve ser implementado totalmente até setembro. O sistema prevê que os passageiros poderão usar um mesmo cartão para ônibus, metrô e as bicicletas comunitárias, com integração. Com a implementação do Bilhete único, o usuário pode realizar até três viagens para chegar a um destino, dentro do período de 2 horas, pelo preço de R$ 5. A recarga poderá ser feita em comércios e pela internet. Ainda não há previsão dos testes do novo cartão.


Fonte: Jornal Destak


___________________________________________________________________________

Dúvidas ou sugestões?

Image title


O cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: www.consorciofenix.com.br/horarios. Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página www.consorciofenix.com.br/contato ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!