Português English

Curitiba tem projeto inovador de transporte cidadão

Sistema especial permite um maior tempo do sinal verde para a travessia 


Image title

 É comum vermos cenas de desrespeito aos pedestres em interseções viárias. Idosos e pessoas com mobilidade r
eduzi­da sentem na pele esse mau tratamento quando precisam cruzar alguma rua ou avenida de tráfego intenso, onde o semáforo tem seu tempo contado, não possibilitando uma margem segura de travessia.


 Mas a tecnologia é capaz de alterar esse cenário. Na capital paranaense, Curiti­ba, há cerca de 120 conjuntos semafóricos instalados em 31 cruzamentos próxi­mos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus, que contam com um sistema especial que permite um maior tempo do sinal verde para a travessia. Por meio do Cartão Transporte Isento ou Cartão Respeito (emitidos pela Urbs - Urbanização de Curitiba, órgão gestor do transporte e trânsito curitibanos), é possível manter o semáforo aberto por mais alguns segundos. Uma botoeira especial acoplada ao semáforo é acionada pelos dois tipos de cartões, fazendo com que o pedestre especial chegue em segurança ao outro lado da via.

 De acordo com levantamento feito pelo projeto Vida no Trânsito, entre 2013 e 2014, foram atropelados em Curitiba 58 idosos. E, para reduzir esse índice, re­cursos tecnológicos sempre são bem vindos. O semáforo inteligente foi desenvol­vido pela empresa paranaense Dataprom.


Fonte: Informativo Autobus
Fonte: SMCS Curitiba
Foto: Cesar Brustolin/SMCS Curitiba


___________________________________________________________________________

Dúvidas ou sugestões?


Image titleO cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: www.consorciofenix.com.br/horarios. Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página www.consorciofenix.com.br/contato ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!