Português English

"Olha o Ônibus" permite acompanhar horário e trajeto de linhas em Belém

Já é possível acompanhar em tempo real a localização dos veículos de todas as linhas de ônibus de Belém, por meio do aplicativo "Olha o Ônibus", que pode ser baixado gratuitamente para celulares com o sistema operacional Android. O software, que facilita o planejamento de viagens, mostrando os trajetos de cada linha, foi desenvolvido por Joiner Sá, Vicente Castro e pelo professor Fabrício Farias, que coordenou o trabalho, com suporte do edital Navega Saberes/Infocentros de 2017, e executado no Laboratório de Programação Extrema (Labex).


O projeto foi iniciado com o mapeamento das linhas que saem do terminal da Universidade Federal do Pará (UFPA) mais a linha circular existente dentro do Campus da UFPA no Guamá. Segundo Fabrício Farias, as metas do software são melhorar a mobilidade urbana e estimular a colaboração entre os usuários. Ele explicou que foram desenvolvidos algoritmos para verificar possíveis falhas e informações falsas enviadas por usuários mal intencionados, o que aumenta a confiabilidade do aplicativo.


"Isso foi possível por meio de pesquisas que resultaram em novos modelos matemáticos que permitem essa funcionalidade", disse o professor. Ainda segundo Farias, o trabalho foi remetido a um periódico científico por meio do qual a equipe espera compartilhá-lo com o meio acadêmico. O destaque, acrescentou, é que todo o desenvolvimento do software se tornou importante para a academia por ter trabalhado com conceitos de inteligência artificial.


"Nossa proposta trata acerca do papel de todos em relação ao compartilhamento das informações. Boas pessoas dividem e todos podem ajudar de forma gratuita", analisou. "Teremos assim diversos impactos sociais, como otimizar o tempo dos usuários e retirar a imprevisibilidade do horário em que determinado ônibus passa. Tudo isso será feito por usuários que ajudam outros usuários".


O professor lembrou ainda que, quando se trata de extensão, o papel da universidade vai além do mero ensino formal, assumindo o objetivo primordial de agir em prol de toda a comunidade. "Sabemos da importância de buscar soluções para a mobilidade urbana, que é uma área muito sensível em Belém, especialmente entre os usuários de transporte público, que se sufocam para poder utilizar os serviços sem nem mesmo saber informações básicas, como em qual horário determinado ônibus chegará. Assim, serviços como o nosso ajudam na melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem como permitem o desenvolvimento do sentimento da colaboração e partilha social", afirmou.


Fonte: Jornal O Liberal


______________________________________________________________________________________________________________________


Dúvidas ou sugestões?

Image title

O cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: www.consorciofenix.com.br/horarios. Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página www.consorciofenix.com.br/contato ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!