English Español

Horário de Verão começa neste domingo (18/10)


Lembre-se de adiantar o seu relógio em 1h

 


O Horário de Verão 2015/2016 terá início à meia-noite do próximo domingo (18), quando a população de nove Estados e do Distrito Federal deverá adiantar os relógios em 1h. A mudança vai durar até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016, quando os ponteiros deverão ser atrasos em 1h. No Brasil, a ação tem como principal objetivo racionalizar a infraestrutura energética. O governo estima que a medida evitará um custo de investimento de R$ 7 bilhões no sistema elétrico.

 

Portanto, para não perder o ônibus, lembre-se de alterar o horário do seu relógio!

 

O que é o Horário de Verão?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.

 

Qual a vantagem?

Redução do consumo de luz artificial - ou seja, da energia elétrica, principalmente para iluminação - e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo, além dos benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

 

Em quais estados se aplica?

O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

 

Quando começa e termina o Horário Verão?

Desde 2008, foi fixada a data de ínicio e término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de Carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana).

 

Como ajustar o início e o término do Horário de Verão?

No início, à meia-noite de sábado para o domingo, o relógio deverá ser adiantado em 1h. No fim, à meia-noite de sábado para o domingo, o relógio deverá ser atrasado em uma hora.


Dúvidas ou sugestões?

Image title

O cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: www.consorciofenix.com.br/horarios. Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página www.consorciofenix.com.br/contato ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana pode ser acionada se desejado pelo cliente pelo telefone (48) 3324-1517 ou pelo e-mail atendimento.smtt@pmf.sc.gov.br. Acesse www.pmf.sc.gov.br e obtenha mais informações.