English Español

Para explorar no Dia da Gratuidade

Image title

 Você sabia que as fortalezas históricas de Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa podem ser visitadas gratuitamente no primeiro domingo de cada mês? Mais de cinco mil pessoas já participaram do chamado Dia da Gratuidade, que acontece desde agosto de 2017 e têm sido um atrativo para a visitação das fortalezas – que além de patrimônios históricos, são uma ótima opção de cultura e lazer para o público. 

Administradas pela Coordenadoriadas Fortalezas de Santa Catarina (CFISC/SeCArte) da UFSC, as fortificações foram construídas no século XVIII pelos portugueses, quando Espanha e Portugal disputavam às terras da região, como forma de proteger egarantir a posse do território. 

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte, é a única que pode ser acessada por via terrestre. O acesso à Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, localizada na ilha de Ratones Grande, é feito pelas empresas de transporte náutico que atuam na região. 

Fora os dias de gratuidade, as fortalezas ficam abertas todos os dias da semana, das 9h às 17h, e os ingressos para visitação custam R$ 8 inteira e R$ 4 meia entrada. Crianças menores de cinco anos e idosos, a partir de 60 anos, têm entrada gratuita durante todo o ano. Não esqueça de usar a hashtag #EuValorizoAsFortalezas quando postar as fotos do passeio nas redes sociais! Para mais informações, entre em contato pelo telefone (48) 3721-8302. 

Como chegar: utilize a linha convencional 271 – Daniela para acessar a trilha da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Para chegar na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones via TISAN, embarque na linha convencional 272 – Jurerê. Já via TICAN, é possíve lutilizar a linha 250 – Forte/Canasvieiras. Para pesquisar outras opções de rotas, acesse o Floripanoponto.