English Español

Cinco pontos para melhorar o transporte público no Brasil

Prefeitos, secretários de transportes, empresários do setor de ônibus urbanos e pesquisadores da área acabam de publicar um documento com cinco sugestões de políticas públicas destinadas a qualificar os sistemas de transportes em ônibus no Brasil. Fruto de discussões entre representantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, o documento é dirigido aos novos governos que iniciam seus mandatos em janeiro de 2019, em especial ao Governo Federal.


Segundo o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha, as cinco propostas estão assentadas sobre três pilares principais - qualidade, preço acessível e transparência - e já foram apresentados à equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro.


"Estamos propondo um plano emergencial para qualificar o transporte público por ônibus com melhorias na infraestrutura, na política tarifária e também na transparência para a sociedade. Sugerimos o investimento de 19 bilhões de reais nos próximos quatro anos para a implantação de corredores e faixas exclusivas nas cidades, além de melhorias nos terminais e nas paradas de ônibus", explicou Cunha.


Em janeiro próximo as entidades pretendem lançar um Caderno Técnico com o detalhamento das propostas. O texto (veja abaixo) resume as principais sugestões.


Os cinco pontos:

# Equilíbrio econômico e financeiro

# Melhoria da qualidade do serviço prestado aos usuários

# Qualificação da infraestrutura para o transporte por ônibus

# Transparência

# Transporte público como instrumento de desenvolvimento social


Leia o documento no site da NTU (www.ntu.org.br).


Fonte: Portal NTU


______________________________________________________________________________________________________________________


Dúvidas ou sugestões?

Image title

O cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: www.consorciofenix.com.br/horarios. Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página www.consorciofenix.com.br/contato ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!