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Novas tecnologias para ônibus em São Paulo são liberadas

Veículos poderão receber equipamentos em breve


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Os ônibus municipais da capital paulista poderão ter em breve novos sistemas de tecnologia embarcada de acordo com o que propõe a secretaria de transportes na nova licitação do sistema, que ainda deve ser relançada. Os veículos terão novos sistemas de Wi-Fi, monitoramento por GPS e até botão de pânico para os motoristas.


A aprovação foi dada por órgãos certificadores, restando autorização da SPTrans para viações comprarem os novos equipamentos. Primeira empresa de tecnologia já foi homologada. A compra dos equipamentos, porém, pode ser feita antes do certame, que foi liberado pelo Tribunal de Contas do Município em julho e deve ser retomado após as eleições.


Nos próximos dias, a  empresa São Paulo Transporte (SPTrans), gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista, já deve dar o aval para as viações interessadas em comprar os equipamentos. São novas soluções de Wi-Fi, GPS, antenas de transmissão de dados, telas que ficam no  painel do motorista pelas quais é possível o condutor se comunicar com a garagem ou Centro de Controle Operacional (CCO), câmeras de videomonitoramento on line e até botão de emergência.


A primeira empresa a oferecer os equipamentos de tecnologia e a integração, a EtraBras, filial brasileira da empresa espanhola ETRA, já foi homologada. A certificação foi dada pela TUV Rheinland, órgão creditado pela SPTrans. “Com certeza é um avanço para o sistema de transportes. As empresas que já possuem alguns dos equipamentos exigidos, dependendo da tecnologia, não precisarão trocá-los, exemplo dos painéis embarcados e sistema de áudio. Podemos fazer a integração com novos sistemas e com os outros equipamentos que serão exigidos”, disse o gerente de Novos Negócios da EtraBras, Flavio Beraldi.


A maior parte dos equipamentos que serão exigidos pela nova licitação deve ser conectada remotamente ao CCO, previsto pelo poder público. Um dos exemplos é o botão de emergência ou botão de pânico. A tecnologia permite habilitar o sistema de comunicação em modo de escuta com o CCO ou mesmo com a polícia. Outras empresas de tecnologia também poderão tentar certificação.


Fonte: Diário do Transporte


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