English Español

‘Paixão pelo Coletivo’ é destaque na Revista Autoesporte


A importância do hobby na discussão sobre mobilidade urbana foi um dos aspectos abordados

O tema gosto por ônibus, que reúne os chamados ‘busólogos’ – termo popular inexistente de forma oficial na língua portuguesa, já foi abordado em diferentes meios de comunicação. Na maior parte das vezes como algo diferente, estranho, já que realmente, apesar de muitas pessoas gostarem sim do design e do ronco dos motores dos grandes veículos de transporte coletivo, elas não configuram maioria entre a população.

No entanto, na edição deste mês da Revista Autoesporte, da Editora Globo, além, claro do inusitado do hobby, a matéria mostra que o gosto por ônibus pode ser importante para o resgate de parte da história das cidades, já que os veículos contribuem para o desenvolvimento econômico e social ao longo do tempo, e também para as discussões sobre mobilidade urbana, uma área essencial para a qualidade de vida das pessoas.

Image title

O termo busólogo nasceu com Hélio Luiz de Oliveira, um apaixonado e estudioso por ônibus, atual editor da revista especializada In Bus, e que foi projetista na encarroçadora de ônibus Thamco. O apelido foi inventado pelos colegas de trabalho de Hélio, Orcars Pipers e Jean Dierckx: Bus – ônibus e logia – estudo, busologia – busólogo sendo o seu praticante. Ele atuou na elaboração do famoso Thamco ODA, o ônibus de dois andares que ficou eternizado na memória de muitos paulistanos, fruto de uma exigência nos anos de 1980 do emblemático prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, e que compôs a frota da CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, extinta empresa pública da cidade de São Paulo.


Fonte: Blog do Ponto de Ônibus


Dúvidas ou sugestões?

Image title

O cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: http://www.consorciofenix.com.br/horarios.html  Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página http://www.consorciofenix.com.br/contato.html ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana pode ser acionada se desejado pelo cliente pelo telefone (48) 3324-1517 ou pelo e-mail atendimento.smtt@pmf.sc.gov.br. Acesse http://www.pmf.sc.gov.br e obtenha mais informações.