English Español

Usuários de ônibus de Campo Grande podem comprar passagens e localizar ônibus via aplicativo

A prefeitura de Campo Grande lançou o aplicativo PegFácil para usuários do transporte coletivo. Pelo celular, o passageiro poderá comprar passagem de ônibus, verificar rota e até localizar o veículo, identificando o tempo de espera em um ponto. A ferramenta estará disponível aos usuários inicialmente apenas para aparelhos com o sistema Andróid - IOS em 90 dias - e pode ser baixado gratuitamente.


“Este aplicativo faz parte do Programa Cidade Inteligente. Ele servirá para determinar os horários dos ônibus, e tudo poderá ser feito dentro de casa. Outra melhoria que vamos levar para a população está na renovação da frota de ônibus. Na próxima troca, no mínimo 50% deverão ter climatizadores ou ar condicionados. Essas exigências estão dentro do contrato”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.


O diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Paulo Fernando Garcia Cardoso destaca que o aplicativo PegFácil foi criado pensando na acessibilidade.


“Em reunião com o consórcio no começo da gestão, apresentamos as ideias do programa de governo do prefeito Marquinhos Trad na área de tecnologia para melhorar o acesso às informações do transporte público, aumentar a inserção do usuário e facilitar a aquisição e a gestão dos créditos de qualquer lugar, sempre pensando na acessibilidade. Daí surgiu o aplicativo ‘Todos no Ônibus’ e o que está sendo lançado hoje”, completou Paulo.


Para o diretor-presidente da Assetur, João Resende, o app vai facilitar a vida dos usuários. “O aplicativo é muito importante e resolverá um dos grandes problemas, que era a aquisição dos passes, que antes só as pessoas jurídicas tinham acesso. Esta facilidade será disponibilizada para os usuários e deverá evitar filas e facilitar a vida de todos”, avaliou.


Aplicativo


Com botões simples e autoexplicativos, o usuário deve apenas preencher um campo com a opção “Para onde você quer ir” → digita o endereço ou local e o aplicativo fornecerá as opções de rotas para se chegar de ônibus aos locais. Será aberta ainda uma janela com um mapa da rota escolhida por meio do Google. A ferramenta informa ainda o tempo de espera do passageiro até a chegada do veículo. Outra opção é a compra de créditos pelo aplicativo.


No primeiro acesso o cliente preencherá um cadastro (com nome e número de cartão de credito, endereço de e-mail, número do telefone e data de nascimento) e daí em diante poderá comprar créditos para seu cartão de transporte.


Na opção “Linhas”, o cliente poderá indicar suas linhas favoritas. O aplicativo vai mostrar todos os pontos de parada dos ônibus desta linha e o tempo real dos próximos horários. Caso haja alguma mudança (itinerários ou horários) será enviada ao usuário informações sobre as atualizações efetuadas nas linhas indicadas. Essa função estará disponível em breve.


Na opção “Pontos de Ônibus”, o usuário terá informações sobre os pontos de ônibus mais próximos e poderá visualizar pelo Google um mapa para chegar ao local. Já com a opção “Pontos de Venda”.


Fonte: Portal O Estado de MS


______________________________________________________________________________________________________________________


Dúvidas ou sugestões?

Image title

O cliente pode consultar no site do consórcio os horários pelo link: www.consorciofenix.com.br/horarios. Se desejado, entre em contato conosco pelo sac@consórciofenix.com.br. Você pode também abrir um chamado de dúvida pela página www.consorciofenix.com.br/contato ou mesmo nos ligar pelo (48) 3025-6868 em horário comercial. Escolha o canal que melhor lhe convém, aguardamos seu contato!