Tarifa Convencional: Dinheiro R$4,25 / Cartão R$4,18 | Tarifa Executivo: Urbana R$7,50 / Distrital R$ 10,00

Estamos voltando, mas temos que conversar sobre COVID19, o transporte coletivo e a responsabilidade de todos.

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Os últimos meses trouxeram reflexões importantes sobre como nos conectamos com a nossa rotina. Nós, acostumados a conectar milhares de pessoas todos os dias de ponto a ponto, tivemos que suspender as nossas atividades em nome do bem-estar coletivo. Neste período, equipes do Poder Concedente, do Consórcio, sindicatos envolvidos e agências reguladoras estudaram muito sobre como voltar com o transporte coletivo de forma a garantir a integridade e segurança, especialmente da saúde, de passageiros, funcionários e todos os envolvidos no tema. Estamos falando de muitas pessoas, somente do nosso lado da conta, mais de 2.500 profissionais e seus familiares. E o transporte vai funcionar e voltar à normalidade, devido a cooperação de todos, temos certeza.


Enquanto aguardávamos a retomada do transporte público na Capital, planejamos o nosso retorno prezando pela segurança de colaboradores e passageiros. Agora que voltamos às ruas, implementamos as medidas necessárias para conter a transmissão da COVID-19, seguindo as recomendações das autoridades competentes, para deste modo cumprir o nosso objetivo de ser um veículo de aproximação das pessoas - e não um vetor de risco. Mas todo o resultado depende da colaboração de todos os envolvidos.


Estamos fazendo a nossa parte, instituindo e cumprindo com um rigoroso plano sanitário. Conheça algumas das principais iniciativas do Consórcio sobre o tema durante esta fase tão crítica:


  1. Testagem quanto a COVID-19 de todos os motoristas, cobradores e fiscais do sistema de transporte, antes do início do serviço;

  2. Orientação das equipes sobre as novidades da rotina sobre este tema, com uso de folders, treinamentos e adesivos por seus locais de trabalho;

  3. Nossos colaboradores estão “equipados” com uma bateria de EPIs para trabalho seguro, como máscaras, óculos, frascos de álcool em gel e produtos de limpeza;

  4. Todo colaborador do transporte deve preencher, diariamente, seu formulário de saúde. O mesmo indica os principais sintomas da COVID-19. Atestando positivo para qualquer um deles, o colaborador é afastado do trabalho para averiguação e, se necessário, teste diagnóstico da COVID-19;

  5. Os veículos estão passando por procedimentos especiais de descontaminação com uso de produto com ação comprovada contra o novo Coronavírus, seguro para aplicação em ônibus e com efeito residual comprovado de vários dias. Com foco em maximizar a proteção, o Consórcio fará a aplicação completa diária do produto, e limpeza dos locais de contato manual ao longo da operação, garantindo que sempre exista uma película protetora nas superfícies do veículo;

  6. Todos os veículos dispõem de dispensers de álcool em gel 70% para o uso dos passageiros. Além disso, todos os terminais têm dispensers de álcool em gel 70% bem como estruturas para higienização das mãos com água e sabão líquido;

  7. Os veículos contam com diversos adesivos lembrando todos das boas práticas relacionadas à COVID-19;

  8. Em conjunto ao Poder Concedente, um moderno sistema de compartilhamento de informações por meio de QR-CODE foi alocado nos veículos, permitindo que, a partir de check-in e check-out dos passageiros, a Prefeitura possa avaliar a rede contatos de uma pessoa que tenha utilizado o transporte coletivo e seja diagnosticada com COVID-19;

  9. Nossos veículos estão, neste momento, aceitando somente pagamento em cartão eletrônico, dado que o dinheiro em espécie é um vetor de contaminação;

  10. Passamos a oferecer a compra de cartão cidadão em todas as nossas bilheterias em terminais de bairro, bem como um serviço de delivery de cartão eletrônico do transporte. Agora você pode comprar em casa e receber o seu cartão sem se deslocar (taxas são aplicáveis);

  11. Nossas áreas públicas, como bilheterias, salas de fiscalização, refeitórios e outras estão sinalizadas com boas práticas, bem como com sua lotação máxima, garantindo a distância segura de colaboradores e equipes diversas;

  12. Sobre o tema distância segura, todos os terminais estão com marcações no piso para orientar as pessoas sobre a necessidade de distanciamento;

  13. Nossos veículos estarão rodando com oferta limitada pelo Poder Concedente. Neste momento de reinício, o número definido é de 40% da lotação. Uma operação especial, coordenada pela PMF vai alocar carros extras e garantir o cumprimento desta meta, bem como protocolos especiais entre motoristas e nossa central de controle operacional (CCO) foram instaurados para gestão do processo, com uso de mensagens eletrônicas e monitoramento ao vivo por câmeras de vigilância.


Sim, nós planejamos cada detalhe de sua interação com o transporte, com foco na sua segurança e saúde. Mas, para falar a verdade, boa parte do nosso esforço é focado em motivar mais pessoas a se engajarem no combate à COVID-19 e no cumprimento das boas práticas. Por isso, além de adesivos e avisos nos terminais e ônibus, lançamos a nova fase da campanha Boas atitudes são coletivas, voltada para divulgação de hábitos fundamentais a serem adotados a bordo (e também em outras situações do cotidiano) para controlar a disseminação da doença. Este ponto é crucial e sejamos claros: a não observância por parte da população das boas práticas pode colocar a viabilidade e segurança sanitária do transporte em risco! Nós, do Consórcio Fênix, esperamos que você se sinta inspirado (a) pela nossa campanha e compartilhe boas atitudes com todos que fazem parte do seu dia a dia!


Higienização, sempre!

Ao entrar e sair do coletivo e dos terminais, esteja com as mãos higienizadas com álcool em gel 70% ou mesmo com água e sabão. Lembre-se, temos dispensers nos terminais e dentro dos ônibus.


Máscara de proteção: o tempo todo

O uso de máscara de proteção em tecido é obrigatório, nos pontos de ônibus, terminais e durante o trajeto. Nossa equipe está instruída a cobrar e barrar o acesso em caso de descumprimento. Lembre-se de usar a máscara adequadamente: cubra sempre o nariz e a boca para proteção sua e de todos em volta.


Não toque o rosto

Evite tocar o rosto e em hipótese alguma leve as mãos aos olhos - eles também são porta de entrada para vírus e bactérias. Em caso de necessidade, realize a higienização de suas mãos primeiramente.


Etiqueta da tosse

Mesmo utilizando a máscara, use o antebraço para cobrir o rosto ao tossir ou espirrar.


Não se alimente ou beba durante a viagem

Deixe para fazer o lanchinho ao chegar no destino ou mesmo antes de iniciar o mesmo. Não se alimente ou beba durante a viagem, pois isto vai obrigar você a ter que tirar a máscara de proteção, colocando em risco outros passageiros.


Mantenha distância

Não ocupe assentos ao lado de outros passageiros, dê preferência aos assentos das janelas e procure manter uma distância de 1,5 metros das pessoas. Observe as indicações de lotação determinadas pelo Poder Concedente.


Evite tocar superfícies

Evite encostar as mãos nas superfícies do ônibus sem necessidade. Após tocar nas barras ou acionar a campainha para desembarque, evite tocar o rosto ou olhos. Higienize suas mãos assim que possível.


Deixe o ar circular

Manter as janelas e escotilhas abertas é, além de uma determinação do Poder Concedente, uma forma de ajudar na circulação e renovação do ar no interior dos veículos.


Não empreste seus pertences

Não compartilhe pertences pessoais (como itens eletrônicos, canetas, sacolas etc.) com outros passageiros.


Somente pagamento eletrônico

Neste início de operação não estamos aceitando dinheiro nos ônibus (somente em bilheterias se necessário). Dê preferência ao uso do Cartão Passe Rápido para reduzir a circulação e contato com dinheiro e aproveite as novas facilidades em adquirir seu cartão. Por favor, não insista: nos ajude a garantir a saúde de passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.


CHECK-IN e CHECK-OUT

Use os QR-CODE disponíveis no veículo e colabore com os controles e levantamentos das agências responsáveis pelo combate ao COVID-19. O adesivo contém um passo a passo para uso do aplicativo.


Cartão Estudante

O uso de crédito estudante está bloqueado devido à suspensão das aulas, mas os estudantes podem recarregar o seu cartão com crédito cidadão no Passe Rápido e nas bilheterias dos terminais. Estudantes que realizam estágio obrigatório ou residentes de alguma área da saúde, para continuar utilizando crédito estudante, deverão realizar a troca do cartão estudante atual por outro atual no Passe Rápido no TICEN. Mais informações podem ser consultadas no site www.pmf.sc.gov.br.


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