O cartão Passe Rápido substitui o dinheiro na hora de pagar a passagem. Ele funciona como um cartão pré-pago, cuja recarga você insere nas bilheterias dos terminais de integração, na unidade central do Passe Rápido (localizado no TICEN), pela internet ou aplicativo móvel.
Basta aproximá-lo dos leitores dispostos próximos à catraca e pronto: o sistema realiza as recargas e o desconto do valor da passagem: sua viagem está liberada! E tem mais vantagens para você: confirma aqui todas as vantagens exclusivas do cartão Passe Rápido.
O cartão Passe Rápido é fornecido gratuitamente, em forma de comodato, o que exige os seguintes cuidados:
- O cartão não deve ser plastificado, dobrado ou perfurado. Proteja-o da luz solar, areia e umidade, evite o uso clips e o contato com produtos químicos.
- Para emissão de 2º via, compareça ao Passe Rápido no TICEN e informe os dados do usuário (nome completo, RG, data de nascimento e tipo de cartão).
- Valor da taxa para emissão da 2ª via: R$15,30.
- Para cancelar o cartão Passe Rápido é preciso apresentar uma cópia do RG e o cartão em bom estado. O saldo será liberado no dia seguinte, após 12 horas. Caso o usuário não tenha mais o cartão, é imprescindível fazer a segunda via para retirada do saldo.
- A retirada do saldo após o cancelamento deve ser feita pelo próprio usuário ou por seu responsável legal (mediante documentos que comprovem a guarda quando for menor de idade ou certidão de casamento se for o caso).
- Ocorrerá um desconto de 5% sobre o saldo quando o mesmo for resgatado em dinheiro. Atenção: caso não ocorra a devolução do cartão, haverá também a cobrança da taxa de segunda via.
- Para transferência de saldo para outro cartão, não haverá desconto.